MOTOGP: MARC MARQUEZ PULVERIZA TEMPO DA POLE POSITION NA ALEMANHA

Pramac Motorrad Grand Prix Deutschland, em Sachsenring, Alemanha

MOTOGP: Marquez domina qualificação para o GP da Alemanha

Danilo Petrucci, Marc Marquez, Jorge Lorenzo

Alemanha. Nona prova do Campeonato do Mundo de MotoGP. Corre-se este fim-de-semana o Pramac Motorrad Grand Prix Deutschland, no Circuito Sachsenring, que traz boas recordações a Marc Marquez. E este sábado não foi diferente, com o piloto da Honda a reinar uma vez mais em terras alemãs, ao obter a nona pole position consecutiva neste circuito e a sexta vez em MotoGP.

A Honda está mais forte que a restante concorrência, ou pelo menos aparenta. A volta mais rápida de Marc Marquez foi conseguida na última volta da qualificação – 1:20.270 o que constitui ainda um novo recorde da pole position no circuito alemão.

Ao seu lado na primeira linha da grelha de partida, e apenas a 0,025 segundos, está Danilo Petrucci (Ducati), logo seguindo de Jorge Lorenzo, também em Ducati, cuja melhor volta foi 1:20.327.

A obtenção da pole position por parte de Marc Marquez, líder da classificação de pilotos no Campeonato do Mundo, acarreta ao piloto espanhol a responsabilidade de lutar pelo lugar mais alto do pódio e assim reforçar a sua vantagem de 140 pontos contra 99 de Valentino Rossi.

Valentino Rossi (Yamaha) parte da segunda linha da grelha de partida (1:20.532) onde também estão Maverick Viñales (Yamaha), com 1:20.441 e Andrea Dovisiozo (Ducati), que fez a volta mais rápida em 1:20.444.

A terceira linha da grelha de partida está ocupada por Carl Crutchlow (Honda), que tem a seu lado Andrea Iannone (Suzuki) e Alvaro Bautista (Ducati).

A fechar a grelha de MotoGP para o Grande Prémio da Alemanha estão os pilotos Dani Pedrosa (que anunciou a retirada do MotoGP no final da temporada – ler final deste artigo), em Honda, Alex Rins (Suzuki) e Takaaki Nalagami (Honda).

O Pramac Motorrad Grand Prix Deutschland – Alemanha realiza-se este domingo, às 13h00, antes tem lugar a prova de Moto3, com início às 10h00 e a prova de Moto2, às 11h20, no Circuito Sachsenring, que tem 3,7 km (10 curvas à esquerda e 3 à direita).


Moto2: Miguel Oliveira sai da 5.ª linha da grelha para o GP da Alemanha

O 6.º pódio da temporada está na mira de Miguel Oliveira, que realizou este sábado o último treino livre do fim de semana (FP3) e a habitual sessão de Qualificação para a contenda deste domingo no Pramac Motorrad Grand Prix Deutschland, em Sachsenring, Alemanha. O piloto de Almada de 23 anos agarrou a 15.ª melhor marca, 1:24,360, e vai arrancar da 5.ª linha com a determinação com que nos tem brindado.

Na 3.ª (e última) sessão de treinos do fim de semana, Miguel Oliveira rodou quase sempre no topo da tabela de tempos, estabelecendo-se no top 10 nos resultados combinados das sessões de treinos, com 1:25,652, melhorando substancialmente as suas marcas face a sexta-feira.

O ritmo de corrida de Miguel Oliveira fez-se sentir no traçado alemão também na sessão de Qualificação, com o piloto luso a rodar consistentemente nos 1:24 durante as 22 voltas que conseguiu completar, aproveitando para trabalhar ao máximo no asfalto, e fazendo antever a motivação para alcançar o 6.º pódio da temporada, quando esta é apenas a 9.ª jornada do Campeonato. Na Qualificação foi seu o 15.º melhor registo, 1:24,360 a +0,537s da pole position.

 

Miguel Oliveira #44 – Estamos um pouco mais longe do que gostaríamos. Tanto a equipa quanto eu demos tudo, mas por enquanto não foi suficiente para ficarmos melhor posicionados na grelha. Temos agora que nos centrar na corrida; o positivo é o nosso ritmo de corrida com o pneu duro, que é o que vamos usar amanhã. Vou tentar ultrapassar o máximo possível no início e procurar uma boa posição para chegar mais perto da frente. A secção até à primeira curva é um pouco curta, mas tudo pode acontecer e nós faremos o nosso melhor”.

 

Moto2: Mattia Pasini obtém pole-position

Luca Marini, Mattia Pasini, Francesco Bagnaia

Com a chegada, este fim-de-semana, da nova prova do Campeonato do Mundo de Moto2 – GP da Alemanha –, Miguel Oliveira continua com a sina de fazer corridas de trás para a frente, saindo da quinta linha da grelha de partida.

Nova e espetacular recuperação é esperada para a prova deste domingo. O piloto português está convicto de que com a utilização de pneu duro na traseira, a resposta da sua KTM é melhor. Convicção dele e da equipa que como disse “demos tudo, mas por enquanto não foi suficiente para ficarmos melhor posicionados na grelha”.

Por nós, desejamos a maior das felicidades ao jovem piloto de Almada. Que faça uma boa corrida e termine no pódio. Este é o nosso desejo, e com certeza, o de milhares de portugueses e não só.

Entretanto, Matia Pasini (Kalex) sai da pole position (1:23.787) que está acompanhado de Luca Marini (Kalex) que completou a volta mais rápida em 1:23.968 e de Francesco Bagnaia, também em Kalex, com 1:23.970.

De referir que a segunda e terceira linhas da grelha de partida reúnem um lote de pilotos que, regra geral, luta pelos lugares do pódio e que podem complicar, o avanço de Miguel Oliveira. São eles: Sam Lowes, Lorenzo Baldassarri, Xavi Vierge, Alex Marquez, Joan Mir e Marcel Schrotter.

Mas, para chegar aos lugares da frente o Miguel Oliveira ainda terá de se desenvencilhar de Brad Binder, Romano Fenati, Danny Kent, Augisto Fernandez e de um sempre imprevisível Isaac Viñales.

Este domingo, a corrida terá 28 voltas e inicia-se às 11h20, hora de Portugal Continental.

 

Quadro Qualificação MotoGP


Quadro Qualificação Moto2


Quadro Qualificação Moto3

 

Pramac Motorrad Grand Prix Deutschland, em Sachsenring, Alemanha

Inaugurado em: 1920
Comprimento: 3,7 km
Curvas: 10 à esquerda; 3 à direita
Largura: 12 m
Reta maior: 700 m
Distância prova MotoGP: 110,1 km (30 voltas)
Distância prova Moto2: 102,8 km (28 voltas)
Distância prova Moto3: 99,1 km (27 voltas)
Melhor volta: 1:20.336 – Marc Marquez (2015)
Velocidade média: 161,1 km/h
Velocidade máxima: 298,2 km/h

 

Programa para este domingo:

07h40 – Warm Up Moto3
08h10 – Warm Up Moto2
08h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP


Dani Pedrosa anuncia abandono MotoGP no final da temporada

O piloto Dani Pedrosa da Repsol Honda Team anunciou esta sexta-feira que no final da presente temporada vai abandonar o MotoGP.

O anúncio teve lugar na sala de imprensa do Circuito de Sachsenring, com o piloto espanhol da Honda a revelar que não aceita a proposta para integrar a equipa satélite da Yamaha – SIC Racing Team – que ocupará o lugar da Ángel Nieto Team no MotoGP.

Dani Pedrosa disse que esta foi uma decisão sobre a “qual pensei muito e é bastante dura, pois esta é a disciplina que amo. Porém sinto que nos últimos tempos não ‘vivo as corridas’ com a mesma intensidade do passado, pelo que nesta fase da minha vida as prioridades são outras”. O piloto disse ter cumprido o sonho de criança e agradeceu à Honda, Dorna e aos muitos fãs, que estiveram sempre presentes.

Dani Pedrosa competiu durante 18 anos e do seu palmarés constam 3 Campeonatos do Mundo (1 na categoria 125 cc e 2 de 250 cc). Obteve ainda 54 vitórias, 153 pódios e 49 pole position. Iniciou a competição de MotoGP em 2006, nunca conseguindo alcançar um título de campeão nesta classe.

 

#TablierMagazine
Fonte:
MotoGP / #44 Miguel Oliveira

Related posts